Subscribe News Feed Subscribe Comments


Notícia - Hong Kong declara alerta com primeiro caso de gripe suína na Ásia

As autoridades de saúde de Hong Kong declararam alerta sanitário em toda a região nesta sexta-feira após a confirmação do primeiro caso de gripe suína na região administrativa especial chinesa, até agora o único caso da doença na Ásia. Segundo Hong Kong, foi criado ainda um grupo especial para lidar com a situação.

Segundo as autoridades, um mexicano viajou no voo 505 da empresa China Eastern do México para Hong Kong, com escala em Xangai. Ele está infectado com o vírus da doença, disse o secretário de Alimentação e Saúde de Hong Kong, York Chow, em entrevista coletiva.

O chefe do Executivo local, Donald Tsang, anunciou na mesma entrevista coletiva a declaração do estado de emergência na saúde depois de a Universidade de Hong Kong e o Departamento de Saúde de Hong Kong terem confirmado o caso de gripe suína às 20h (9h no horário de Brasília).


Vincent Yu/AP
Policiais com máscara de proteção fecham Hotel Metro Park Hotel, em Hong Kong, onde mexicano infectado com gripe suína estava hospedado. Ele é o primeiro caso da doença registrado no continente asiático
Policiais com máscara de proteção fecham Hotel Metro Park Hotel, em Hong Kong, onde mexicano infectado com gripe suína estava hospedado. Ele é o primeiro caso da doença registrado no continente asiático


As autoridades sanitárias puseram em quarentena todo o hotel Metropark, onde o mexicano infectado se hospedou, e procuram o taxista que o levou ao hotel e os passageiros do voo em que chegou ao território.

O primeiro afetado pelo vírus influenza A (H1N1) na Ásia está isolado no hospital Princess Margaret, junto com outros mexicanos que o acompanhavam na viagem.

As autoridades de saúde do território cooperam com as de Xangai na busca de pessoas que estiveram em contato com o mexicano infectado.

Hong Kong está em alerta máximo contra a gripe suína, diante do temor de que o primeiro caso desencadeie uma epidemia no território e, possivelmente, no restante da populosa China. A Ásia foi o continente mais atingido pela epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), em 2003, que matou mais de 700 pessoas.

Epidemia

Em comunicado mais cedo nesta sexta-feira, a OMS que o número confirmado de casos de infecção po gripe suína aumentou para 331 em 11 países. A organização confirmou ainda dez mortes pelo vírus influenza A (H1N1), nove no México e uma nos Estados Unidos.

O balanço da OMS aponta que o México tem 156 casos confirmados, contra 312 apontados pelo governo mexicano, e não inclui caso de infecção confirmado pelo governo da Costa Rica.

A diferença nos dados da OMS e do governo mexicano é resultado da estrutura utilizada pelo México para testar e avaliar as suspeitas de gripe suína.

O México recebeu na terça-feira passada (28) novos equipamentos de análise molecular que foram instalados na Cidade do México e em Veracruz, no leste do país, principais focos da doença. Estes aparelhos são operados em coordenação com pessoal da OMS e do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.

Contudo, como o México não tem certificação para possuir esse tipo de laboratório --e sua instalação ser emergencial--, as amostras tem de ser enviadas aos EUA ou ao Canadá para que um centro homologado confirme efetivamente a infecção por gripe suína. Nesta quarta-feira, o secretário-geral adjunto da OMS, Keiji Fukuda, afirmou que milhares de amostras retiradas no México aguardam exames pelos critérios da organização.

Segundo a OMS, atualmente os Estados Unidos registram 109 casos, sendo 50 em Nova York, 26 no Texas, 14 na Califórnia e 10 na Carolina do Sul. Lá ocorreu também a morte de um bebê mexicano, de 23 meses, no Texas. Segundo o governo americano, contudo, ele já apresentava sintomas da doença antes de viajar com a família para o Estado americano, para visitar parentes.

Os outros países com casos confirmados são Canadá (34), Espanha (13), Reino Unido (8), Alemanha (3), Israel (2), Áustria (1), Holanda (1), Nova Zelândia (3) e Suíça (1).

A maior parte dos casos de gripe suína estão relacionados com o México, já que os infectados em todo o mundo visitaram recentemente o país norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © All Rights Reserveds - By Eric Morais